top of page

ESTRUTURA

A Fazenda São Fernando é uma joia escondida na paisagem rural do Brasil. Acessada pelo belo trecho da rodovia RJ 151, você é transportado para um outro tempo, com a vista das antigas estações de trem e do Rio Preto ao seu lado.

Ao chegar em Coronel Cardoso, é possível sentir a presença da fazenda na vida da comunidade, com suas vilas de moradores e suas grandiosas construções, como o bloco de dominância dos laticínios e a casa de força. A portada principal da casa-sede é a porta de entrada para o mundo encantador da fazenda, com seu grande platô, rodeado por morros meia laranja e campos verdejantes.

Adentrando no complexo, você é recebido por um amplo gramado, que já foi o local dos antigos terreiros de café. De lá, você é levado a um lajeado em pedra de mão, que cobre uma extensa área, até chegar às construções. A casa-sede, com sua imponente presença, é cercada pela vila dos colonos e pelas demais construções, incluindo a antiga tulha com sua roda d'água e um bloco retangular de arquitetura do século XIX.

Cada canto da fazenda é marcado pelos ciclos econômicos pelos quais ela passou, com transformações visíveis na arquitetura e na disposição do terreno. A chegada da ferrovia, em 1918, foi o principal agente destas mudanças, fazendo com que a fazenda se desenvolvesse e se tornasse a joia que é hoje.

A Fazenda São Fernando é uma viagem no tempo, um lugar onde você pode sentir a história e a beleza da natureza, uma verdadeira joia escondida na paisagem rural do Brasil.

bottom of page