top of page

HISTÓRIA

A Fazenda São Fernando é uma histórica propriedade localizada na região do Vale do Rio Preto, no estado do Rio de Janeiro. Fundada provavelmente na primeira metade do século XIX, por Carlos Teodoro de Souza Fortes e Isabel Henriqueta Fortes, a fazenda teve suas terras concedidas pelo Guarda-Mor Joaquim Diofrídio Fortes em 1804.

A fazenda era conhecida por ser uma das maiores e mais bem equipadas unidades de produção de café da região, situada em uma várzea entre os rios Preto e São Fernando. O inventário realizado após a morte de Isabel Henriqueta, em 1872, revelou dados valiosos sobre a realidade da fazenda naquela época, como edificações, atividades agrícolas e a presença de escravos que trabalhavam nas plantações de café.

Carlos Teodoro de Souza Fortes foi agraciado com o título de segundo Barão de Santa Clara, mesmo nome da fazenda que havia herdado de sua irmã, a Viscondessa de Monte Verde, em 1867. Após ficar viúvo, o Barão transferiu a administração central de suas fazendas para a Santa Clara e ficou conhecido por suas extravagâncias e por ter dilapidado sua fortuna em festas e em eleições.

A Fazenda São Fernando é um importante marco da história da região e da produção de café no Brasil, simbolizando o passado rico e complexo da exploração escravista e da produção agrícola na época.

História Fazenda São Fernando
bottom of page